Desconstruindo "As Crônicas de Nárnia"

Contém Spoiler do livro

Aslam


Falamos no primeiro post da Série sobre alguns pontos importantes do livro e o que eles pareceram se comparar no meu ponto de vista. <Leia> (clique e leia antes desse)
Hoje vamos falar do grande Leão Rei, Aslam!

É importante notar antes de tudo, que o autor deixou claro que a sua intenção não era comparar o Leão com Cristo, mas sim, fazer o Leão como um Cristo de Nárnia. No segundo livro da sequencia denominado "O leão a feiticeira e o guarda-roupas", os irmãos que são chamados a Nárnia para uma missão de resgate da Paz do Reino e a quebra dos poderes da Feiticeira má, um deles, chamado Edmundo, se corrompe com os manjares oferecidos ela falsa Rainha. No momento em que ele se arrepende, é uma lei de Nárnia que seja morto qualquer ser que trai o Nárnia. Portanto para que Edmundo já redimido, não fosse morto, Aslam então entrega-se em lugar da vida de Edmundo. Aslam se sacrifica por ele.

E não é isso que Cristo fez para com todos aqueles que se redimissem a partir da cruz?
Jesus(Yeshua ) Cristo, foi o sacrifício que espiou os nossos pecados. Na Cruz, ao derramar o seu sangue sagrado por todos nós, ele "assinou"  um contrato de compra de nossas almas. Mas, para que ele tome posse e possa guia-las, temos que permitir que tal "contrato" passe a valer em nossas vidas!

Aslam e  Edmund


Assim como Cristo, Aslam em Nárnia também reviveu, mostrando assim a força do verdadeiro Rei de Nárnia.

Sua aparência 

O livro descreve Aslam como um Leão imponente e com aparência perigosa que causa medo até mesmo naqueles que apenas ouvem falar a seu respeito. Mas essa mesma aparência perigosa que causa medo, acaba sutilmente quando algo ou alguém se aproxima dele e conhece a sua bondade. Ele é descrito como perigoso, muito perigoso, mas ele é bom.

Jesus é bom, Deus é bom. Mas seu primeiro nome é justiça. O que causa muito medo nos seres viventes, porque cada um teme por aquilo que faz de errado! Quando não somos as pessoas que devemos ser para agradar a Deus, então tememos a Sua Face, temos medo da sua aparência. Mas quando nos arrependemos de nossos pecados, conhecemos a compassividade e a bondade de Deus, que é rico em perdoar.

Sua Personalidade

Aslam é forte, sua voz leve e amorosa porem forte como trovão. Ele é sábio e dirige Nárnia com sua sabedoria e força.
Criou Nárnia com o poder de seu canto, mostrando assim seu espirito puro e limpo. Amoroso e Rígido sempre que preciso. 

Fica claro para nós representação magnifica de Aslam no livro, tornando esse livro de fantasia um livro que merece ser lido, cheio de lições valiosas e dicas de direção em momentos de guerra. Em uma passagem da fala de Aslam, ele diz o seguinte:

"Em seu mundo eu tenho outro nome. Devem aprender a me reconhecer nele. Foi pra isso que foram trazidos para Nárnia. Tendo me conhecido um pouco aqui, podem me reconhecer melhor lá."

As Crônicas de Nárnia, A viagem do Peregrino da Alvorada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário